Companheiros da Proteção ao Voo, especialmente a você, empregado da estatal NAV Brasil,
Os últimos meses têm sido duros e muitos de nós já sofrem diretamente as consequências da demora no avanço das negociações do Acordo Coletivo de Trabalho NavBrasil.
O ACT atual venceu em 30 de abril, mas conquistamos uma prorrogação de dois meses, que agora está prestes a expirar no próximo dia 30 de junho.
Hoje, 26 de junho, assinaremos novo aditivo que prorroga o Acordo Coletivo até 31 de julho. Sabemos que, para muitos, isso é mais um tempero amargo na impaciência. Mas também sabemos que, para outros tantos — especialmente aqueles que dependem do plano de saúde para manter seus tratamentos e a dignidade de suas famílias —, essa prorrogação representa um alívio. Uma garantia de que os benefícios continuam válidos enquanto lutamos por um novo ACT.
Realmente o tempo não para e o SNTPV permanecerá cobrando da SEST e NAV Brasil posicionamento e solução.
Estivemos esta semana em Brasília, diante de representantes da SEST. Fomos recebidos. Fomos ouvidos. Levamos a voz de cada um de vocês. A pauta foi clara:
- Plano de saúde
- PCS
- Retroatividade e a urgência do ACT.
A resposta que recebemos da SEST foi objetiva: a NAV Brasil precisa continuar na mesa negociando. A retroatividade depende da empresa.
Nos informaram que neste dia 26 de junho, quinta feira, haveria uma reunião com a NAV, o Ministério da Gestão e Inovação e o Ministério da Defesa.
Companheiros e companheiras,
Mesmo com a insatisfação — legítima e compreensível — o SNTPV nunca se afastou da luta em defesa dos anseios do coletivo. Estamos firmes, conscientes da responsabilidade que carregamos, e certos de que não se trata apenas de negociar cláusulas: estamos defendendo vidas, famílias e a dignidade dos profissionais da proteção ao voo.
Seguimos. Com respeito, com estratégia, com coragem e confiança na luta.
Em nome da diretoria do SNTPV, meu forte abraço e meu respeito por todos que fazem parte dessa luta incansável por justiça e dignidade.
Rogerio do Amaral Varela
Presidente do SNTPV